Toda experiencia espiritual es causa y efecto a la vez. El hombre sagaz puede observar en cada momento que la experiencia espiritual ha sido precedida un acontecimiento que orientó sus pensamientos hacia las alturas.
Estos pensamientos hicieron surgir preguntas sobre las que tuvo que meditar.
Las preguntas le obligaron a creer en una Fuerza que se manifiesta en cada hombre.
Y esta fe encendió en su corazón la chispa del amor que, por su parte, reanimó su espíritu.
Pocos pueden imaginarse lo beneficioso que resulta para la criatura andar por este camino, empezar a aceptar.... El día que lleguen al Más Allá los que han dado el primer paso en el puente que lleva al Reino eterno, podrán pasar en seguida a las regiones luminosas y olvidar todas las aflicciones de la vida terrenal.
Todavía se plantea la cuestión de qué suerte les cabrá a quienes siempre se apartan voluntariamente de la materia y nunca tienen en cuenta los placeres mundanos pero que, al mismo tiempo, muestran la misma indiferencia ante el mundo espiritual. Pues ellos se complacen, tanto espiritual como físicamente, en su estado de letargo, conformándose con vivir una vida estrecha.
Para que esta clase de hombres empiecen a desarrollar una gran actividad y comiencen a dedicarse a su verdadera tarea, tienen que pasar por experiencias interiores extraordinarias que los despierten de su indiferencia psíquica y física. Cuando el espíritu se manifiesta al hombre, en adelante lo tendrá en cuenta todo. Observará con atención todo lo que sucede a su alrededor, empezará a pensar más profundamente, y sacará provecho para su alma de cada experiencia. Entrará así en un estado en el que la experiencia espiritual producirá en él una gran actividad: la de vivificarse a sí mismo, es decir, a su alma. Ya no juzgará unilateralmente cualquier situación que se le presente, sino que siempre será consciente de que todos los hilos tienen su origen en Dios, y que Él no manda o consiente nada que no sea para la maduración espiritual de la criatura. Cada acontecimiento de la Tierra le sirve para que su espíritu actúe, y para poder ser iniciado por él en la sabiduría. Para poder cumplir enteramente su tarea estando todavía en la Tierra.
Amén.
TraductorToda a experiência espiritual é causa e efeito ao mesmo tempo. O ser humano atento pode observar a qualquer momento que a experiência espiritual deve ser precedida por algum acontecimento, como resultado do qual a direção de seus pensamentos acaba de tomar o caminho para cima. Do pensamento então surgiu uma imersão espiritual em questões relativas à Deidade eterna.... Tais questões obrigaram o ser humano a acreditar num poder que, por assim dizer, se expressa em cada ser humano..... A fé acendeu a centelha divina do amor no coração humano, e através do amor o espírito, por sua vez, foi vivificado. Apenas alguns percebem como é abençoado o caminho que uma criança terrena percorre no início do reconhecimento..... Ter entrado na ponte que atravessa o reino eterno é de incalculável vantagem para a criança terrena, pois ela é poupada à luta indizível no além, e ao entrar no além também pode logo passar para regiões de luz e deixar para trás todo o sofrimento na Terra. Mas agora as pessoas são obrigadas a perguntar que destino espera aqueles que sempre se separaram voluntariamente da matéria, que nada exigiam do mundo e dos seus prazeres, mas que eram igualmente indiferentes para com o mundo espiritual. Estes foram tanto espiritual como fisicamente indolentes e encontraram a sua satisfação num estado de completa inércia, o seu corpo foi certamente pouco cativado pelo desejo terreno, mas o seu bem-estar espiritual também não estava particularmente próximo dos seus corações.... mas eles estavam contentes com a vida mais escassa desta terra. Tais pessoas devem ter experiências interiores excepcionalmente fortes que as sacudam dessa letargia de corpo e alma, de modo que a atividade propriamente dita comece então e só então se dedicarão à sua tarefa com zelo total. Uma vez que o espírito se tenha revelado a eles, o ser humano também toma com atenção tudo o que se segue..... Ele agora observa atentamente todos os acontecimentos ao seu redor, começa a pensar e agora retira seu benefício para a alma de cada experiência. E então o estado se instala onde a experiência espiritual tem efeito em atividade diligente em si mesmo.... na sua alma, e então o ser humano não fará um julgamento unilateral em todas as situações da vida, mas estará sempre atento ao fato de que todos os fios emanam de Deus, que portanto nada é enviado ou permitido por Deus que não sirva à maturidade espiritual.... Assim também cada acontecimento terreno deve simultaneamente ativar o espírito, a fim de finalmente ser guiado através dele para toda a sabedoria e poder já cumprir completamente a tarefa na Terra. Pois o que o ser humano já realiza na Terra é imensamente benéfico para a alma e será sentido extremamente benéfico quando deixar a concha terrestre, para que a alma possa entrar no reino eterno sem quaisquer obstáculos.... o reino da paz....
Amém
Traductor